NOSSO PADRE FUNDADOR


NOSSO FUNDADOR - HISTÓRIA

Frei Luis de Massamagrell é o nome de religião do capuchinho José Maria Amigó y Ferrer, fundador das Irmãs Terciárias Capuchinhas de Nossa Mãe das Dores que nasceu em Massamagrell – Valencia (Espanha) dia 17 de outubro de 1854.
Sua infância e juventude passam em Valência onde começa seus estudos até o sacerdócio no Seminário Conciliar da cidade. Era membro de distintas associações católicas que promoviam um serviço de voluntariado para os mais marginalizados.Em 1874, sentindo o chamado do Senhor à vida consagrada na família religiosa dos Capuchinhos e como na Espanha foram expulsas todas as ordens religiosas, José Maria se foi para o convento capuchinho de Bayona, (França) e ali vestiu o hábito franciscano dia 12 de abril daquele mesmo ano. Três anos mais tarde Frei Luis de Massamagrell (este era o nome que ficou conhecido na Ordem), pode regressar à Espanha. No dia 29 de março de 1879 recebeu a ordenação sacerdotal e começou a prestar seu ministério, sobretudo na cadeia de Dueso; onde recebeu um forte impacto pelo grande número de jovens presos numa cela e tão mal atendidos. Talvez foi esta impressão, a que orientou parte do seu apostolado levando-o a ser, com o tempo e também pelo trabalho das duas congregações que fundou, um verdadeiro apóstolo da juventude em situação de risco e extraviados.Na Ordem Capuchinha, Padre Luis foi chamado a prestar serviços de grande responsabilidade como o de Guardião e Ministro Provincial. Frei Luis deu um grande impulso a Terceira Ordem Franciscana (hoje chamada Ordem Franciscana Secular) e dentro dela, do contato com os jovens, nasceu nele a inspiração da fundação das Irmãs Terciárias Capuchinhas da Sagrada Família que realizou em 1885.Em 1889, realizou também a fundação de um instituto masculino, os Irmãos Terciários Capuchinhos de Nossa Senhora das Dores, cuja finalidade apostólica era educar cristã mente aos jovens extraviados do caminho reto.Em 1907, Frei Luis foi chamado a guiar pastoralmente a diocese de Solsona (Cataluña) e alguns anos mais tarde a de Segorbe (Valência).Ele aceitou prestar este serviço que a Igreja lhe pedia, permanecendo fiel ao seu espírito humilde e obediente e ao lema episcopal que escolheu: “Dou minha vida pelas minhas ovelhas” o fez com amor e seguindo o exemplo do Bom Pastor que sempre animou todo seu apostolado. Durante seu serviço pastoral, ou seja, como capuchinho ou como bispo, se distinguiu pelo seu profundo amor a Deus e por sua confiança na Divina Providência: isto o levou a colocar em suas mãos todo projeto, na certeza que, e a obra respondia a vontade de Deus, seria realizada. E disso teve muitas provas sobretudo no âmbito de suas duas congregações que, a pesar de tantas dificuldades que tiveram que enfrentar, cresceram e se afirmaram. Outra dimensão da vida do Padre Luis que merece ser destacada é seu amor pelos pobres, a defesa de sua dignidade humana como filhos de Deus e sua preocupação em dar-lhes a conhecer a Deus e seu amor para com eles.



ORAÇÃO AO VENERÁVEL FREI LUIS AMIGÓ

Senhor, que no venerável Pe. Luis Amigó suscitaste um pai e mestre para redimir a juventude desviada e confirmá-las no caminho da salvação. Concede-nos imitar o amor ardente e generoso que ele professou a Ti, a Santíssima Virgem das Dores e as ovelhas desgarradas do teu rebanho. Glorifica a teu humilde servo e por seus méritos e por sua intercessão concede-nos a graça que vos pedimos. Amém






O Padre Luis morreu no dia 01 de outubro de 1934 em Godella, (Valência), na casa mãe dos Irmãos Terciários Capuchinhos: Lhe rodeavam muitos de seus filhos e filhas e foi enterrado em Massamagrell, na capela da casa mãe das Irmãs Terciárias Capuchinhas. Sua tumba é lugar de peregrinação e veneração por parte de muitos devotos. O dia 13 de junho de 1992 marcou una etapa importante no processo canônico de beatificação: o santo Padre o Papa João Paulo II lhe declarou venerável e a Igreja se pronunciou definindo-lhe como “Gigante da santidade, modelo e protótipo de religioso, sacerdote, fundador e bispo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário